Breve história do jornal Extra, do Rio de Janeiro


O jornal “Extra”, do Rio de Janeiro, é um dos jornais mais populares do Brasil. Lançado em 1998 pela empresa Infoglobo que, por sua vez, também é responsável pela edição do jornal “O Globo”, tornou-se um fenômeno de vendas nas bancas.

O nome do tabloide foi escolhido por meio de uma promoção que mobilizou a população do Rio de Janeiro. De acordo com os editores, a promoção fazia parte do projeto de criar proximidade com os leitores e, ainda hoje, o jornal diz acolher as sugestões enviadas pelo público.

extra

De acordo com a empresa Infoglobo, o jornal Extra tem as seguintes características:

  • Proximidade com o público;
  • Preço acessível;
  • Linguagem simples;
  • Jornalismo de profundidade que ajuda o leitor a compreender a realidade que o cerca;
  • Notícias com foco na região do Rio de Janeiro;
  • Cadernos temáticos;
  • Possui cerca de três milhões de leitores;
  • Possui um website que está entre os três mais acessados (entre os jornais) do país com quase 6 milhões de visitantes únicos e mais de 21 milhões de páginas visitadas por mês.

No ano 2000, o “Extra” tinha uma tiragem de 360 mil exemplares. Alcançou a extraordinária marca de 400 mil exemplares quando, naquele ano, estampou em sua capa a fotografia de Elaine Castro de Melo, mulher que o jornal indicava como a vencedora do programa “No Limite” exibido pela TV Globo.

Ainda a respeito da circulação, o blog do JJ – Publicidade e Marketing, divulgou um relatório do Instituto Verificador de Circulação (IVC) que mostra o jornal Extra em segundo lugar no ranking nacional. As estatísticas são de março de 2010:

  • Jornal Super Notícia, de Minas Gerais: 303.269 exemplares;
  • Jornal Extra, do Rio de Janeiro: 302.697 exemplares;
  • Jornal Folha de São Paulo, de São Paulo: 292.626 exemplares;
  • Jornal O Estado de São Paulo, de São Paulo: 230.051 exemplares;
  • Jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul: 185.026 exemplares;
  • Jornal Correio do Povo, do Rio Grande do Sul: 160.157 exemplares;
  • Jornal Meia Hora, do Rio de Janeiro: 159.766 exemplares;
  • Jornal Diário Gaúcho, do Rio Grande do Sul: 158.625 exemplares;
  • Jornal Aqui, de Minas Gerais: 137.612 exemplares

 

Premiações e invenções

Várias premiações fazem parte da história desse jornal. O info-grafista do Extra, Ary Moraes, foi premiado pela Society for News Design (SND) em 2009, por um trabalho desenvolvido em homenagem aos 50 anos da conquista da Copa do Mundo da Suécia, pelo Brasil, em 1958.

Em fevereiro de 2010, o jornal venceu a trigésima primeira edição do prêmio da "Awards of Excellence", da SND, na categoria Páginas/Design de Notícias, por uma capa que homenageava o cantor norte-americano, Michael Jackson. Veja:

ee260609001PIN1-

Ao longo dos anos, o jornal Extra também criou e lançou promoções e premiações. Mas a invenção mais recente foi o lançamento de uma unidade móvel de reportagem.

Unidade móvel de reportagem do jornal Extra

A van facilita o que está sendo chamado de “jornalismo mochileiro”, isto é, a publicação de notícias no website do jornal, diretamente da rua. Para que isso possa acontecer, o automóvel conta com:

  • Notebooks 3G;
  • Câmeras de vídeo;
  • Gerador de energia elétrica.

A estreia da unidade móvel do Extra aconteceu durante a cobertura da operação de retomada do Complexo do Alemão pelas polícias militar, civil e Forças Armadas.

O que se pode concluir dessa breve história do Extra é que, nos tempos atuais em que nascem mais leitores digitais do que analógicos, esse jornal tem dado uma lição de sobrevivência e vitalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário