Existem, basicamente, duas maneiras de elaborar uma boa lista de contatos para fins jornalísticos:
- A maneira “analógica”;
- E a maneira digital.
O jeito “analógico” é nada mais que a popular agenda de contatos impressa em papel. Porém, nesse post nós vamos nos concentrar na forma digital porque, diga-se de passagem, é a mais eficaz.
Procedimentos para criação de uma agenda de contatos para exercício do jornalismo
Abra o Microsoft Excel e no documento em branco clique na célula A1. Digite, em letras maiúsculas a palavra NOME. Nas células seguintes coloque as informações abaixo:
B1 | TELEFONE |
C1 | |
D1 | EMPRESA |
E1 | CARGO |
F1 | FORMAÇÃO |
G1 | ÁREA DE ATUAÇÃO |
H1 | WEBSITE |
I1 | INFORMAÇÕES RELEVANTES |
J1 | LOGRADOURO |
L1 | CIDADE/ESTADO/PAÍS |
Você pode adicionar outros itens se desejar. Mas a vantagem desse sistema para o “analógico” é que desse jeito é possível selecionar os contatos por CARGO, FORMAÇÃO, NOME, ou qualquer outra unidade que desejar e por ordem alfabética. Para fazer isso basta saber 0,001% sobre o Excel.
Talvez você não veja vantagem agora, mas verá quando estiver correndo atrás de fontes para concluir uma determinada reportagem.
Outra vantagem importante é que você não terá que carregar uma agenda, todos os dias, debaixo do braço. Basta enviar a lista para você mesmo, por e-mail. Isso deve ser feito sempre que a lista for atualizada.
Se você tiver um pen-drive, poderá carregar a lista nele. Além do mais, a lista pode ser impressa para melhor visualização ou quando quiser carregá-la para lugares específicos.
Jornalismo veloz, agenda idem
Nos tempos atuais, a notícia das 8h já está desatualizada as 9h. Trata-se de um jornalismo veloz e a agenda de contatos precisa acompanhá-lo. O jornalista precisa ter a mão, rapidamente, os números de telefones que necessitar.
Em muitas oportunidades o jornalista se vê diante de prazos muito apertados e não pode se dar ao luxo de perder minutos preciosos procurando contatos numa desorganizada agenda de papel.
Na lista telefônica digital feita no Excel é possível encontrar um contato rapidamente, bastando pressionar as teclas CTRL+L para abrir o localizador. Em seguida é só digitar um nome, sobrenome, empresa, cargo, área de atuação, ou outro item e pressionar ENTER para encontrar a informação em frações de segundo.
Dentro do Excel, a lista pode ser construída de maneira segmentada. Por exemplo, no mesmo documento é possível criar uma planilha de editores de jornais e revistas de esporte, outra planilha somente de editores de turismo, outra para editores de jornais e revistas convencionais.
Pode-se produzir uma lista de contatos numa planilha a parte somente para assessorias de imprensa. Pense nas assessorias como minas de pautas.
Sendo assim, em jornalismo, a lista de contatos digital é infinitamente mais eficaz que as agendas telefônicas de papel. Pense nisso… Mas não demore muito!
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