Como elaborar uma agenda de contatos para fins jornalísticos

Existem, basicamente, duas maneiras de elaborar uma boa lista de contatos para fins jornalísticos:

  1. A maneira “analógica”;
  2. E a maneira digital.

O jeito “analógico” é nada mais que a popular agenda de contatos impressa em papel. Porém, nesse post nós vamos nos concentrar na forma digital porque, diga-se de passagem, é a mais eficaz.

Procedimentos para criação de uma agenda de contatos para exercício do jornalismo

Abra o Microsoft Excel e no documento em branco clique na célula A1. Digite, em letras maiúsculas a palavra NOME. Nas células seguintes coloque as informações abaixo:

B1

TELEFONE
C1 E-MAIL
D1 EMPRESA
E1 CARGO
F1 FORMAÇÃO
G1 ÁREA DE ATUAÇÃO
H1 WEBSITE
I1 INFORMAÇÕES RELEVANTES
J1 LOGRADOURO
L1 CIDADE/ESTADO/PAÍS

Você pode adicionar outros itens se desejar. Mas a vantagem desse sistema para o “analógico” é que desse jeito é possível selecionar os contatos por CARGO, FORMAÇÃO, NOME, ou qualquer outra unidade que desejar e por ordem alfabética. Para fazer isso basta saber 0,001% sobre o Excel.

Talvez você não veja vantagem agora, mas verá quando estiver correndo atrás de fontes para concluir uma determinada reportagem.

Outra vantagem importante é que você não terá que carregar uma agenda, todos os dias, debaixo do braço. Basta enviar a lista para você mesmo, por e-mail. Isso deve ser feito sempre que a lista for atualizada.

Se você tiver um pen-drive, poderá carregar a lista nele. Além do mais, a lista pode ser impressa para melhor visualização ou quando quiser carregá-la para lugares específicos.

Jornalismo veloz, agenda idem

As listas de contatos produzidas no Excel são mais eficazes no exercício do jornalismo. Imagem: info-dicas10.blogspot.comNos tempos atuais, a notícia das 8h já está desatualizada as 9h. Trata-se de um jornalismo veloz e a agenda de contatos precisa acompanhá-lo. O jornalista precisa ter a mão, rapidamente, os números de telefones que necessitar.

Em muitas oportunidades o jornalista se vê diante de prazos muito apertados e não pode se dar ao luxo de perder minutos preciosos procurando contatos numa desorganizada agenda de papel.

Na lista telefônica digital feita no Excel é possível encontrar um contato rapidamente, bastando pressionar as teclas CTRL+L para abrir o localizador. Em seguida é só digitar um nome, sobrenome, empresa, cargo, área de atuação, ou outro item e pressionar ENTER para encontrar a informação em frações de segundo.

Dentro do Excel, a lista pode ser construída de maneira segmentada. Por exemplo, no mesmo documento é possível criar uma planilha de editores de jornais e revistas de esporte, outra planilha somente de editores de turismo, outra para editores de jornais e revistas convencionais.

Pode-se produzir uma lista de contatos numa planilha a parte somente para assessorias de imprensa. Pense nas assessorias como minas de pautas.

Sendo assim, em jornalismo, a lista de contatos digital é infinitamente mais eficaz que as agendas telefônicas de papel. Pense nisso… Mas não demore muito!

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