O jornal, o jornalista e o jornalismo


O ano é 2011. Dia três, segunda-feira, primeiro dia útil. É nesse tempo que inauguro esse blog sobre comunicação. Mas o J3-Brasil não é apenas mais um blog. A visão para o futuro é a de que esse espaço se transforme num arquivo, numa enciclopédia, numa coletânea de textos, filmes e documentos, a respeito de três realidades que possuem um vínculo muito estreito entre elas:

  1. O jornal;
  2. O jornalista;
  3. O jornalismo.

Vamos refletir – juntos – nas próximas semanas, nos próximos meses e nos próximos anos, todos os aspectos do jornal. Vamos estudar a história dos jornais mais importantes do mundo, entender suas estruturas, seus processos criativos, suas entranhas.

O J3-Brasil reflete sobre o jornal, o jornalista e o jornalismo

Veremos quem são as pessoas atrás da figura do jornalista. Descobriremos detalhes da vida dos principais repórteres ainda ativos. Desvendaremos a jornada pessoal dos jornalistas mais importantes da história para saber como eles mudaram o mundo. E para compreender as veias abertas do jornalismo, conheceremos a vida dos mártires dessa profissão que, durante muito tempo, foi tida como um sacerdócio.

E buscaremos uma reflexão a respeito das questões contemporâneas do jornalismo. Como médicos da mídia, munidos de um estetoscópio e um medidor de pressão, vamos colocar o ouvido no coração do jornalismo e a mão em seu pulso para sentir suas condições. Aí, diremos:

- Vida normal. – Como falam os médicos.

Mas também poderemos encomendar uma bateria de exames, pois somente assim é que poderemos fazer um diagnóstico preciso.

Solicitaremos a ajuda dos grandes pensadores, os verdadeiros doutores da comunicação? É claro que sim. Uma geração não pode se desfazer de outra, seja ela do passado, do presente ou do futuro, porque todas elas tem uma ligação, assim como as partes de um corpo.

Portanto, caros leitores, esse não é apenas um post de inauguração, mas também é um convite para a reflexão, meditação, para o pensamento a respeito desses três pontos chave da comunicação: o jornal, o jornalista e o jornalismo.

Aproveito para desejar um feliz 2011 a todos os futuros leitores do J3-Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário