O IVC e o jornalismo

O Instituto Verificador de Circulação (IVC) tem estrita ligação com o jornalismo. Mais precisamente com o exame da circulação de jornais no Brasil.
Logotipo do IVC. Imagem: IVC
O IVC é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu no Brasil em 1961 e foi incorporado em 1963 como uma das 20 associações filiadas à International Federation of Audit Bureaus of Circulations (IFABC). Trata-se de uma organização que possui a finalidade de investigar, por meio de auditorias, a circulação de revistas e jornais.
Antes do IVC, outras organizações semelhantes já haviam sido criadas em outros países, como podemos observar à seguir:
  • 1889 – Estados Unidos;
  • 1922 – França;
  • 1925 – Suíça;
  • 1930 – Dinamarca;
  • 1931 – Inglaterra;
  • 1932 – Austrália;
  • 1937 – Canadá;
  • 1940Noruega;
  • 1942 – Suécia;
  • 1946 – Argentina;
  • 1947África;
  • 1948 – Índia;
  • 1949 – Alemanha;
  • 1951 – Bélgica;
  • 1952 – Japão;
  • 1956 – Finlândia;
  • 1957 – Venezuela;
  • 1961 – Brasil;
  • 1962 – Itália;
  • 1963 – Israel.

 

Presidentes do IVC

A seguir, o quadro de presidentes do IVC, desde a fundação em 1961 (Fonte: Ivc.org.br):
Mandato de um ano de duração:
Presidente Empresa Ano
Caio A. Domingues Caio Domingues Assoc Public 1961-1962
Caio A. Domingues Caio Domingues Assoc Public 1962-1963
Herculano M. de Siqueira Denison S/A 1963-1964
S. da Rocha Spiegel Shell do Brasil S/A 1964-1965
Newton de Souza Carvalho Gillete do Brasil S/A 1965-1966
Piero Fioravanti Arno S/A 1966-1967
Piero Fioravanti Arno S/A 1967-1968
Piero Fioravanti Arno S/A 1968-1969
Piero Fioravanti Arno S/A 1969-1970
Piero Fioravanti Arno S/A 1970-1971
José Maria Amaro Filho Refinações de Milho Brasil 1971-1972
José Maria Amaro Filho Refinações de Milho Brasil 1972-1973
José Maria Amaro Filho Refinações de Milho Brasil 1973-1974
Piero Fioravanti Arno S/A 1974-1975
J. Waldemar Lichtenfels DPZ Propaganda S/A 1975-1976
Piero Fioravanti Arno S/A 1976-1977
Eugênia Nussinkis Gillette do Brasil S/A 1977-1978
Piero Fioravanti Arno S/A 1978-1979
Norberto Luis Isnenghi Ford Brasil S/A 1979-1980

Mandato com dois anos de duração:
José Maria Amaro Filho Refinações de Milho Brasil 1980-1982
Gilberto de Camargo Barros General Motors do Brasil 1982-1984
Gilberto de Camargo Barros General Motors do Brasil 1984-1986
Gilberto de Camargo Barros General Motors do Brasil 1986-1988
Carlos Eduardo Jardim RJ Reynolds Tabacos do Brasil 1988-1990
Otto de Barros Vidal Jr. Propeg Brasil Propaganda 1990-1992
Otto de Barros Vidal Jr. Propeg Brasil Propaganda 1992-1994
Otto de Barros Vidal Jr. Propeg Brasil Propaganda 1994-1996
Daniel Barbara DPZ Propaganda S/A 1996-1998
Otto de Barros Vidal Jr. Propeg Brasil Propaganda 1998-2000
Orlando Lopes Unilever Brasil Ltda 2000-2002
José Alves Ogilvy Brasil Comunicação Ltda 2002-2004
José Alves Ogilvy Brasil Comunicação Ltda 2004-2006
Pedro Silva Procter & Gamble 2006-2008
Pedro Silva Procter & Gamble 2008-2010
Flávio Rezende  DPZ Propaganda S.A  2010-2012

 

A relação entre o IVC e o jornalismo

IVC e jornalismo têm uma relação estrita, como foi dito antes. Mas o IVC é uma empresa administrada por pessoas ligadas à propaganda, como se pode verificar na lista de presidentes divulgada anteriormente. Sendo assim, os números de circulação dos jornais e revistas interessam, principalmente, aos propagandistas que colocarão ou não anúncios nesses veículos de informação.

Contudo, os jornalistas e pessoas ligadas à imprensa usam, frequentemente, os dados fornecidos pelo IVC para verificar os rumos, isto é, o futuro do jornalismo. Isso porque, como os dados do IVC, é possível investigar para onde estão indo os leitores e, consequentemente, a verba publicitária que ajuda a cobrir as despesas de um determinado jornal.

Desta maneira, o IVC é uma organização sem fins lucrativos que examina os dados de circulação de jornais e revistas brasileiros com o objetivo de fornecer bases estatísticas tanto para a publicidade e propaganda quanto para o jornalismo.

Os veículos de comunicação digitais, no entanto, têm outros meios para medir sua audiência. Cada vez que um internauta clica nas matérias de um site, por exemplo, softwares como o Google Analytics passam a gravar não apenas o acesso, mas a quantidade de tempo que um leitor passa os olhos em cada parte do texto. Essas informações servem para otimizar o site, melhorar o conteúdo e localizar melhor os banners publicitários.

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